sexta-feira, 27 de julho de 2012

Em PE, novo sistema permite retirada de 2ª via de identidade em 20 minutos

TB já atende com nova operação nos postos do Grande Recife.
Benefício vale para quem já está cadastrado no sistema depois de 2000


Um novo sistema que está implantado no Instituto Tavares Buril (ITB) está facilitando a vida de quem precisa tirar a segunda via da carteira de identidade no Grande Recife, através do Expresso Cidadão. Agora, ao invés de uma espera de três dias, o documento sai na hora para 30% dos casos: pessoas que estejam cadastradas no sistema do ITB depois do ano 2000. Na Região Metropolitana do Recife, o serviço para a retirada de identidade é oferecido em quatro locais: Cordeiro, Olinda, Boa Vista e Afogados. Em entrevista ao Bom Dia Pernambuco desta quinta-feira (26), o diretor do ITB, Jandir Carneiro Leão, explicou que em todos os postos, o novo sistema operacional permite que as pessoas saiam com a nova identidade em menos de meia hora. “São aquelas cadastradas no sistema, novo, adquirido pelo governo a partir do ano 2000. Então, as pessoas que tiraram a identidade depois de 2000 e vem tirar a segunda ou terceira via, elas já estão cadastradas, e isso permite a visualização dos dados biográficos e impressões digitais”, informou.

Com a nova operação, os peritos podem verificar a impressão digital e se os dados da pessoa batem com o que já foi informado. A previsão é de que em até 20 minutos, a nova carteira de identidade esteja na mão. “A cada dia, o sistema será oferecido a mais pessoas, porque estão nascendo pessoas, outras se cadastram de novo”, contou Jandir Carneiro Leão.

Em Pernambuco, a primeira via da identidade é de graça; a segunda via custa R$ 15,04. No interior do estado, há postos do Expresso Cidadão em Garanhuns, Caruaru e Petrolina. A previsão do ITB é de que em 8 dias, o novo sistema esteja instalado em Caruaru e Petrolina; em 15 dias, Garanhuns deve ser beneficiada. Os postos de atendimento funcionam a partir das 7h30.

Do G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário: