quarta-feira, 14 de maio de 2014

A UTOPIA DOS MILITARES ESTADUAIS EM UM REGIME DEMOCRÁTICO DE DIREITOS

Militar é uma pessoa praticamente sem direitos e sem valor, só com deveres. 

Concluí que o nosso problema principal é o Militarismo, o que é fácil de ser detectado, basta abrirmos os olhos. 

Pelas experiências que passei ao longo de anos de serviço na Polícia Militar, inclusive sofrendo assédio moral e prisões abusivas e arbitrárias e vendo no dia-a-dia outros companheiros sendo assediados também, especialmente dentro dos Quartéis e até sequestrados por ordem de comandantes do passado que queriam calar a voz de lideranças que almejavam por mudanças, posso afirmar que o sistema de polícia militarizado é uma utopia. 

Os abusos nas instituições militares e por parte dos Governantes contra profissionais da segurança pública subsistem até hoje em um regime democrático de direitos porque nos acomodamos ao longo dos anos e pouco fizemos para mudar o quadro, esta é a verdade que incomoda. Prova disso é a enquete do Senado que sugere a desmilitarização do modelo policial no Brasil, a qual se encerrou nesta quinta-feira (15) e se dependesse só desta enquete, nunca a PM seria desmilitarizada, uma vez que até anteontem quase 60% dos internautas, em sua maioria, suponho, Delegados e Oficiais, além de Praças da PM desinformados, votaram a favor de manter o atual Sistema de Polícia Militarizado.

O que parece é que muitos policiais militares no Brasil não estão dando a devida importância para esta questão, quando deveríamos apoiar e lutar pela bandeira da desmilitarização (PEC-51 e PEC-102), inclusive conseguindo o apoio de parentes e amigos para esta causa. 

Na verdade, até os Oficiais estão perdendo espaço com este sistema militarizado e muitas vezes se lamentam por perder espaço no nível gerencial, pois tem alguns cargos e funções muito importantes no Governo que são confiados apenas à Delegados e até a Agentes da nossa co-irmã Polícia Civil, mas não à Oficiais, os quais reclamam porque não conseguiram isso ou aquilo e não param para refletir sobre a verdadeira causa de suas desilusões. 

“A sociedade é civil”, nosso chefe máximo, o Governador, é civil, o Secretário de Defesa Social é civil, os Delegados e Agentes do Estado e da União são civis, os Juízes e Promotores da sociedade são civis, e nós, pobres mortais, somos Militares, com orgulho sim senhor, pois somos heróis da sociedade, prova disso foi visto nas 48 horas de paralisação da PM aqui em Pernambuco, onde a sociedade clamava pela volta da PM às ruas, contudo, somos desvalorizados e não reconhecidos por muitos, inclusive pelos intelectuais, pelos políticos e por alguns da mídia. 

Vivemos em um sistema que se exclui dessa maravilhosa democracia e que, não sei como, sobreviveu às reformas da Constituição Federal de 1988. A Sociedade Civil sentiu e sente na pele traumas da ditadura Militar, logo, quando esta se depara com um Policial Militar exercendo suas funções, prontamente e incontinenti associa ele ao sofrimento e abusos cometidos no passado.

Devemos entender que o policial militar vem da sociedade e não de outro planeta e como parte integrante da sociedade seus direitos deveriam ser respeitados, contudo, isso não acontece, especialmente por parte dos chefes militares e dos governantes.

Então é certo afirmar que num sistema de escravidão como o que vivemos, o policial militar vai ter dificuldades em garantir os direitos da sociedade, pois os seus próprios direitos não são garantidos. 

É claro que haverá outras oportunidades de virar o jogo da desmilitarização do modelo policial, pois a quantidade de praças é muito maior que a oposição dentro das instituições militares, basta que tenhamos consciência da nossa real situação e saiamos em busca do apoio de parentes, amigos e da sociedade como um todo, a qual já não admite nos tempos atuais uma polícia militarizada fazendo sua segurança.

Veja também o vídeo sobre a PEC-51
A militarização não é boa para o policial e é péssima para o cidadão

Texto enviado à Redação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário: