quinta-feira, 5 de julho de 2012

Presidenta Dilma sanciona o Sinesp e fortalece o combate à criminalidade


O Brasil ganhou um aliado poderoso no combate à criminalidade nesta quinta-feira (5), com a sanção, pela presidenta Dilma Rousseff, da Lei 12.681/2012, que cria o Sinesp -  Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas.

A finalidade do sistema é melhorar a qualidade do armazenamento, tratamento e integração de dados e informações relacionados à segurança pública, sistema prisional, execução penal e enfrentamento ao tráfico de crack e outras drogas ilícitas.

As informações, além de subsidiar a formulação, implementação e avaliação das políticas públicas de combate à criminalidade em todo país, permitirão ampliar a transparência e o controle social sobre a ação dos entes governamentais nestas áreas.

Fazem parte do Sinesp os Poderes Executivos da União, dos estados e do Distrito Federal. Os integrantes fornecerão dados e informações para o sistema e poderão usufruir dos resultados e estatísticas que serão gerados. Os municípios, o Poder Judiciário, a Defensoria Pública e o Ministério Público poderão participar do sistema por meio de adesão.

No vídeo acima, a secretária Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Regina Miki, explica como funciona o Sinesp e os próximos passos de implantação do novo sistema.

Do Blog do MJ

Leia também 1

Leia também 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário: