quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Ladrões de Banco que iriam fazer assalto em Garanhuns são presos no Recife

Recife - 28/02/12

Polícia apresenta integrantes de bandos especializados em roubos a bancos
Duas quadrilhas respondem por sete dos 12 assaltos a agências este ano em PE

28/02/2012 15:09 - RAFAEL CASTELO BRANCO, do FolhaPE


Agentes do Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri) apresentaram, na manhã desta terça-feira (28), os resultados das operações que culminaram na prisão dos integrantes de duas quadrilhas especializadas em roubos a bancos no Estado. Ao todo, os dois bandos respondem por sete dos 12 assaltos às agências bancárias registrados este ano em Pernambuco. Com o auxílio das Polícias Militar, Federal e Rodoviária Federal, os dois grupos foram desarticulados em operações distintas, deflagradas na última sexta-feira (24).  



A primeira ação resultou na prisão da quadrilha responsável pelo roubo à agência do banco Santander, no bairro do Parnamirim. Na ocasião, funcionários e clientes foram levados como reféns e três assaltantes acabaram baleados. O assalto contou com a participação de sete criminosos, sendo que um deles veio a óbito no confronto com os policiais. Ângelo Marcos da Silva, de 19 anos, considerado pelos investigadores como um dos líderes do bando, foi preso dentro de supermercado Pão de Açúcar, próximo ao banco, fazendo-se passar por cliente.

De acordo com a polícia, ele já vinha sendo investigado por outras cinco participações em assaltos a bancos, incluindo uma ação registrada em outra unidade do banco Santander, no bairro do Arruda. Os demais membros da quadrilha, identificados como Carlos Alberto da Silva Segundo; Ely de Souza Ferreira; Eric Carlos da Silva; Klebson Pereira da Silva e Leonardo Gomes foram detidos no mesmo dia e autuados, juntos com Ângelo, pelos crimes de formação de quadrilha, roubo qualificado e tentativa de latrocínio, antes de serem encaminhados ao Centro de Observação Criminológica e Triagem Professor Everado Luna (Cotel). Com o grupo também foram apreendidos 15 aparelhos celular, seis relógios de pulso, dois revólveres calibre 38, além de uma pistola de plástico, utilizada pelos assaltantes para render os policiais, sem que a trava de segurança da porta giratória fosse acionada pelo detector de metais.

A segunda quadrilha foi detida em uma operação conjunta envolvendo as Polícias Federal e Rodoviária Federal (PRF). O grupo se deslocava para cidade de GARANHUNS, onde iria realizar uma investida criminosa no Posto de Atedimento do Detran, quando foi surpreendido por uma blitz policial, montada na BR-101 sul, próximo à fábrica da Karnekeijo. Na abordagem, cinco pessoas foram presas, sendo uma delas um adolescente de 16 anos. O jovem é apontado pelos policiais como o principal articulador do grupo, tendo participado de outros assaltos, incluindo os roubos às agências do Banco do Brasil, na Agamenon Magalhães, e do Bradesco, em Abreu e Lima.

Daniel André da Silva Júnior; Gustavo Gomes da Silva; Misael Ribeiro da Silva; e Luciano Ribeiro da Silva foram autuados e conduzidos ao Cotel enquanto o adolescente seguiu para a Funase. O veículo utilizado pelos acusados, um Ford Ka branco, além de dois revólveres calíbre 38, foram apreendidos pelos policias.

INTEGRAÇÃO

O gestor do Depatri, Antonio Barros, destacou o trabalho integrado desenvolvido pelos diversos órgãos responsáveis pela segurança pública do Estado, como um fator primordial no combate às ações das quadrilhas especializadas em roubos a bancos em Pernambuco. Barros lembrou que 60% dos crimes deste tipo contabilizados este ano já foram solucionados e práticas comuns em anos anteriores, como os roubos com a utilização de maçaricos e explosivos, ainda não foram registradas.


Fonte: Folha PE 1, Folha PE 2, SDS

LEIA TAMBÉM: G1, JC 1, JC 2   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário: